preloader
blog-post

NFe, NFCe: O que são e quais destes documentos fiscais minha empresa precisa emitir

5 minutos de leitura

Você que tem uma loja, um restaurante, ou qualquer tipo de comércio, sabe bem que existem diversos tantos tipos de documentos fiscais que é preciso ter muita atenção para não incorrer no erro de acabar se confundindo

Inclusive com nomenclaturas muito parecidas, como é o caso de NFe e NFCe.

Se você quer saber a diferença eles esses documentos fiscais e a função de cada um deles, leia este artigo até o fim e nunca mais deixe sua empresa ser administrada na base do “achismo”!

Via GIPHY

Confira agora a diferença de NFe e NFCe e acabe com suas dúvidas sobre esse assunto.  

Mas antes de mais nada, você precisa saber o que cada um desses documentos representa, então vejamos 🤔

O que é NFe?

A NFe substitui o talão físico, de papel, de nota fiscal, a Nota fiscal Eletrônica, serve para armazenar, de maneira eletrônica, onde a tributação é validada através da assinatura digital de emite a NF.

O sistema funciona graças ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), Onde o documento fiscal começou a substituir a Nota Fiscal Modelo 1 e A-1.

Assim, quando você emite uma NFe, automaticamente a Secretaria da Fazenda recebe as informações, online e monitora as etapas de todo o processo de circulação dos produtos.

A NFe, Nota fiscal eletrônica veio para agilizar processos e facilitar a vida de dos comerciantes e prestadores de serviços que diariamente precisam emitir este documento para seus clientes.

A NFe é fácil e rápida de ser emitida, pode ser enviada por e-mail e não elimina talões de papel, além de ser mais barato do meio tradicional, no papel, o meio ambiente agradece!

5 vantagens da utilização da NFe:

  • Rapidez na emissão da Nota Fiscal
  • Maior transparência nos processos fiscais
  • Promove a padronização do preenchimento do documento fiscal
  • Pode ser integrado a outros sistemas via API;
  • Melhora a confiabilidade da Nota Fiscal, e reduz a sonegação;

Assim, a NFe, simplifica os trâmites entre empresas, por meio dessa tecnologia que está disponível a todos.

O que é NFCe?

A NFCe é a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica cuja finalidade é substituir o cupom fiscal, emitido por uma impressora fiscal, aquele documento eletrônico emitido sempre que você o consumidor vai a padaria, ao mercado, ou a uma sorveteria.

É aquele documento diretamente para o consumidor final, essa modalidade também é parte do SPED Fiscal, podendo ser emitido por impressoras comuns e não tem a necessidade de nenhuma impressora especial nenhum equipamento específico nem certificado, além disso, também é possível emitir a NFCe na versão digital sem impressão e uso de papel.

Assim, você pode acessar a NFCe por meio do celular, computador ou tablet em tempo real.

NickRewind.via GIPHY

Mais algumas vantagens da NFCe:

  • Agiliza o no atendimento dos clientes nos comércios;
  • Armazenamento os documentos fiscais em plataformas digitais;
  • Não é obrigatório o uso de impressoras, gerando economia emequipamentos e papel, possibilidade do envio de NF por e-mail;
  • Pode ser impresso em impressoras comuns ;
  • Sem fiscalização nas máquinas por parte da Sefaz;

Para facilitar, lembre-se que a diferença desses documentos, basta lembrar o seguinte: a NFe armazena a circulação de mercadoria e a NFCe substitui o cupom fiscal e que o ideal é trabalhar com ambos os modelos, não deixando de emitir nenhum deles!

Obviamente, todo estabelecimento comercial deve estar regularizado junto a Receita Federal para poder emitir NFe e NFCe ou seja ele deve possuir número de CNPJ ativo e Certificado Digital.

Também é preciso credenciar a empresa da empresa na Secretaria da Fazenda e ter um software para a emissão instalado, aconselhamos consultar uma empresa séria como a Nasverdes para auxiliá-lo nesse processo.

Para emitir a NFCe 📃

Você pode utilizar o computador ou celular com acesso a internet, e possuir e um certificado digital da sua empresa, que deve estar com a Inscrição Estadual atualizada e credenciada pela Secretaria da Fazenda do seu estado.

Você também precisa ter acesso ao Código de Segurança do Contribuinte (CSC), que é emitido pela Sefaz o que garante a autenticidade da sua NFCe.

Tendo isso tudo em dia, você deve preencher os dados da nota e a partir daí, o software se encarregará de enviar as informações ao Sefaz.

Para emitir NF-e 📄

Você precisará ter o Código Fiscal de Operações e Prestação (CFOP designar o fim da NFe. esse código informa se a NFe será emitida para venda, transferência, devolução, para dentro ou fora do estado.

Os produtos devem ser discriminados no corpo da NF com a descrição, peso, unidades, valor, e impostos incidentes.

Observe todos os impostos que precisará pagar ou cobrar e as alíquotas incidentes da operação essa informação é muito importante para que a SEFAZ possa validar as informações nas emissões de nota, ainda que seja isenta de incidência.

Agora que você já sabe a diferença entre NFe e NFCe e deseja implantar esse sistema em seu comércio, conte com auxílio de um sistema de emissão de NFe e NFCe , confiável, homologado em todos os estados do Brasil, que atende toda a legislação como é o caso da Nasverdes.

NickRewind.via GIPHY

Viste nosso site, fale com um de nossos especialistas, e tenha tempo para se dedicar a aumentar suas vendas! 📈

Postagens relacionadas