
Lei da atração - Uma ferramenta interessante para levar seu negócio a outro nível
Falta de preparo, constantes dificuldades e desafios diários, escassez de recursos, falta de incentivo, …
Em um dos episódios mais divertidos da Turma do Chaves, Dona Florinda decide empreender, incentivada pelos elogios do Sr. Madruga, que diz que ela faz churros deliciosos e que ele estaria disposto a vende-los na vizinhança.
Então Dona Florinda usa o dinheiro que recebe de pensão de seu finado marido e produz churros gotosíssimos e deliciosíssimos como diria o Chaves.
Ela contrata seu primeiro funcionário, o próprio Senhor Madruga e logo pela manhã do dia seguinte, lá está ele, com sua barraquinha de churros enfrente a vila, oferecendo a todos que passam pela calçada.
Claro que o negócio não dá certo e após uma sucessão de trapalhadas ele acaba recebendo como recompensa um bom bofetão de sua empregadora, no caso Dona Florinda.
Via GIPHY
Brincadeira a parte, empreender não é tarefa fácil, não importa o tamanho do seu negócio, é preciso tomar uma serie de precauções e decisões corretas para alcançar o sucesso.
Primeiro passo é definir qual é o negócio, com o que você gostaria de trabalhar? avalie suas habilidades, alguma delas tem potencial para se transformar em um negócio?
Tire um tempo para refletir se essa habilidade é também sua paixão, eu particularmente cozinho muito bem, mas jamais abriria um restaurante, pelo simples motivo de que gosto de cozinha ocasionalmente, sem compromisso, sem hora para entregar, sem receitas fixas, enfim, encaro como lazer, jamais poderia encarar como negócio, ir para frente de um fogão, executar receitas fidedignas, empratar e servir com tempo determinado, etc…
Dona Florinda gosta de cozinhar e de fato é uma boa cozinheira, mas é movida somente pela possibilidade de ganhar dinheiro e ao acumular as funções de empreendedora, mãe, dona de casa, acaba se atrapalhando e deixa a massa do churros queimar diversas vezes antes de conseguir preparar uma fornada, ou seja, falta planejamento, método, comprometimento, falta paixão pela cozinha, então cuidado para não fazer o mesmo.
Grupo Chespirito.via GIPHY
O fato é que amando o que faz já é difícil, sem paixão é praticamente impossível dar certo.
Pesquise o mercado antes de começar, procure conhecer bem o ramo de atividade no qual pretende investir, leia, se informe, peça ajuda a pessoas mais experientes, faça cursos, vá a eventos, participe de feiras de negócios.
Outro erro de Dona Florinda foi não ter pesquisado o mercado, o melhor ponto de venda, a concorrência na vizinhança, no episódio, Sr. Madruga não consegue realizar nenhuma venda, apesar dele se julgar um excelente vendedor e os churros serem muito gostosos, isso me faz lembrar uma entrevista com o proprietário das lojas Marisa e quando o entrevistador perguntou qual segredo do sucesso de suas lojas ele respondeu:
localização, localização e localização!
Avalie muito bem a viabilidade do negócio, crie um plano de negócios, é ele que te dará o suporte necessário para iniciar sua empresa com planejamento, sabendo exatamente onde você está no momento, onde deseja chegar, como fará para alcançar esse objetivo, o que é necessário para alcançar as metas pré-estabelecidas, tudo deve estar detalhadamente descrito no plano de negócios.
Faça uma autoavaliação, respondendo a si mesmo questões como: por que esse negócio deve existir? Qual sua viabilidade econômico-financeira, qual seu real potencial de crescimento? Qual investimento inicial necessário para montar o negócio? Qual capital de giro necessário para manter o negócio até ele começar a gerar lucro?
Dona Florinda não tinha um plano de negócios, apenas uma ideia e boa intenção e vontade de ganhar dinheiro, definitivamente isso não é o suficiente para montar uma empresa.
Uma pergunta que deve ser feira e refeita várias vezes até que você tenha absoluta certeza da resposta é devo ou não ter sócios?
Via GIPHY
Um sócio pode ajudar a levantar recursos necessários para o investimento inicial, ele pode até ter boas ideias e vontade de ajudar, mas será que as habilidades dele são complementares as suas?
Veja que o Sr. Madruga se autointitula um excelente vendedor, mas isso basta para que ele seja remunerado em 30% do valor bruto arrecadado pela venda dos churros? Não preciso nem fazer contas para saber que esse percentual é insustentável.
Com certeza Dona Florinda não tem a menor ideia de suas margens, ela não calculou todas as despesas envolvidas na produção, distribuição e venda dos churros, então antes de começar seu negócio e cair na tentação de convidar aquele amigo de infância para ser seu sócio, faça uma planilha financeira para ter a visão real da viabilidade de ter ou não um sócio.
Muitos negócios podem começar de forma “caseira” e dar muito certo, e claro um caso muito conhecido é o da Cacau Show, que nasceu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz com 17 anos de idade resolveu revender ovos de chocolates e passados pouco mais de 30 anos, Cacau Show é a nada mais , nada menos que a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo.
Então se você tem aquele “ímpeto” dentro de si, de montar um negócio, vá em frente, invista e insista em sua ideia até que ela se concretize, formalize sua situação e abra uma a abertura da empresa, é isso que torna você realmente um empresário, perante a lei.
Via GIPHY
É importante conhecer os tipos de empresa que você pode abrir, o enquadramento fiscal, as normas municipais, estaduais e federais, com exceção do MEI – Microempreendedor Individual, onde você pode fazer todo o processo sozinho, online, o ideal é contratar os serviços de um contador experiente para te auxiliar.
Abrir uma empresa no Brasil não é difícil, grande parte do processo de abertura é feito online, muitas vezes precisando somente da entrega de documentos físicos.
O Estado é o responsável pela Junta Comercial, que faz o registro das empresas e regula sobre questões ambientais e impostos, conforme o tipo de atividade econômica da empresa e porte do negócio.
Na Receita Federal, que acontece o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas , onde será gerado o seu número de CNPJ.
Mas ainda assim é melhor contar com ajuda profissional para não cometer nenhum engano que faça você desperdiçar tempo e dinheiro, duas coisas que nenhum empreendedor gosta de perder.
Falta de preparo, constantes dificuldades e desafios diários, escassez de recursos, falta de incentivo, …
Contratar o primeiro funcionário costuma ser um misto de entusiasmo e preocupação para um pequeno …
-“quando estarei pronto, mestre?”, perguntava o jovem discípulo Shaolin ao mestre cego, que respondeu: – …