preloader
blog-post

Empreendedorismo, aquilo que não te contaram na faculdade

5 minutos de leitura

Diante de uma economia instável, altos índices de desemprego, poucas oportunidades de trabalho, salário baixos e tantas outras dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, muitas pessoas vislumbram no empreendedorismo uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Não é à toa que durante o período da pandemia, houve um aumento significativo de empreendedores, em grande parte formado por pessoas que perderam seus empregos como consequência da pandemia.

Esse movimento ficou conhecido como “se reinventar”, um sinônimo de buscar novas alternativas de renda, seja para manter seu negócio em funcionamento ou simplesmente para ter uma fonte de renda.

Via GIPHY

Basta fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca na internet para encontrarmos diversos exemplos de pessoas que criaram empresas a partir do “zero” e em pouco tempo já se sentem orgulhosas em divulgar “alto valor de faturamento”.

Sim, muitas destas histórias são reais, e bastante inspiradoras, para quem pensa em empreender.

Mas será que a trajetória a percorrida desde o início da empresa até alcançar o sucesso, é assim tão fácil quanto parece?

Conquistar a independência financeira, ser seu próprio patrão, obter o reconhecimento de sua marca, são aspirações muito atraentes, mas não são fáceis de serem alcançadas, para empreender é preciso mais do que uma boa ideia de negócio.

O empreendedor precisa ter foco, ser persistente, comprometido, ser resiliente, estudar o mercado, conhecer seu público-alvo, fazer pesquisas, conhecer a legislação que regulamenta seu ramo de atividade, possuir reservas financeiras, dentre muitos outros aspectos que devem ser observados.

Em outras palavras, é preciso estar preparado para enfrentar desafios inerentes ao negócio e não desistir nunca, o empreendedor é antes de mais nada um solucionador de problemas.

Então, seja por “ vocação” ou por “ necessidade”, se você pretende se lançar no universo do empreendedorismo é preciso que você esteja preparado para enfrentar desafios e principalmente, para saber encontrar soluções inteligentes que te levarão a alcançar suas metas e objetivos.

Para te ajudar nessa jornada, listamos 4 dicas que todo empreendedor deveria saber, mas que ninguém conta.

Laff.via GIPHY

1. O Sucesso é constituído 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Então você resolveu tirar do papel aquele sonho de empreender, a partir de agora será seu próprio patrão, nunca mais terá de bater cartão do ponto muito menos dar satisfação a chefes e superiores por ter não ter concluído um relatório, poderá acordar mais tarde e ter mais momentos de lazer, certo? Errado!

Empreender exige comprometimento, você deve estabelecer uma rotina mais rígida do que qualquer emprego formal.

Independentemente do tamanho da empresa, se pretende trabalhar em sistema home office, em um escritório ou comércio, de qualquer maneira, esteja preparado para dedicar seu tempo, de forma exclusiva somente assim você poderá fazer sua empresa crescer e se destacar frente a concorrência, para te inspirar recorremos a famosa frase de Thomas Edison “O Sucesso é constituído 10% de inspiração e 90% de transpiração”.

2. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho 🧑‍🤝‍🧑

Se você pensa que empreender é uma tarefa solitária e não depende de ninguém além de si próprio para alcançar o sucesso, você está enganado.

Você terá de fazer parcerias, estabelecer relacionamento com fornecedores, lidar com colaboradores, eventualmente contratar prestadores de serviços e gerir uma equipe de funcionários e principalmente terá de atender clientes, sem essa cadeia de pessoas você não chegará a lugar nenhum, portanto para todo empreendedor é fundamental “gostar” de pessoas e saber se comunicar com elas.

Via GIPHY

3. Você precisa conhecer seus números 🔢

Você pode ser realmente bom naquilo que você faz, saber divulgar seus serviços e produtos, ser um excelente vendedor e ter muitas outras habilidades, mas se não souber fazer a gestão de sua empresa, não terá lucro e muito provavelmente vai amargar o prejuízo.

Sendo assim, organize a contabilidade de sua empresa, conheça seus números, utilize softwares de gestão de empresas que te auxiliarão a ter uma visão ampla da empresa e a partir desses dados você poderá tomar decisões estratégicas que te auxiliarão a alcançar o sucesso.

4. Não é só pelo dinheiro 💰

Um dos erros mais comuns de novos empreendedores é investir no negócio onde ele poderá “ganhar mais dinheiro”.

Imagine uma pessoa que passou a vida trabalhando em uma repartição pública, tem perfil calmo, tranquilo, todos os anos, em suas férias viaja para sua casa na praia com a família, e ao se aposentar, resolve empreender para ter uma renda extra.

Então ela vai a uma feira de franchising e logo no primeiro estande conhece o modelo de negócio de uma franquia de buffet infantil, cujas possibilidades de ganhos são bastante atraentes.

Então essa pessoa investe as economias de uma vida inteira no novo negócio pelo simples fato de parecer lucrativo, apesar de não saber nada sobre organização de festas e não ter muitas habilidades para lidar com público, além de “não suportar ambientes barulhentos”.

Dificilmente essa pessoa conseguirá se manter no mercado, o mais provável é que queira desistir do negócio em poucos meses e acabe perdendo muito dinheiro.

Ela simplesmente não levou em consideração o fato de que teria de trabalhar aos finais de semana e feriados, gerir equipe de com funcionários, firmar parcerias com fornecedores e principalmente com crianças, muitas crianças.

Será que foi assim que essa pessoa imaginou que seria sua aposentadoria? Não se deve escolher o modelo de negócio apenas baseado na possível lucratividade, é preciso ter identificação com o negócio.

Portanto, você precisa ser apaixonado pelo que faz, acreditar no seu serviço ou produto, acreditar que ele pode ser bom para as pessoas, somente assim conseguirá se dedicar inteiramente e superar toda e qualquer adversidade, enxergando como uma oportunidade de aperfeiçoamento e crescimento.

Postagens relacionadas