preloader
blog-post

Escolha a dedo seus parceiros de negócio

6 minutos de leitura

Pense numa abelha, ela pousa sobre uma florzinha, se alimenta do néctar e em seguida voa para longe, pelo caminho ela deixa cair sobre outras flores o pólen que ficou preso as suas patinhas, permitindo que as flores se reproduzam, formando um lindo jardim, numa perfeita simbiose…

Sua empresa, assim como a “florzinha” do nosso jardim, também precisa de “abelhas”, ou melhor de parceiros que levem seu “néctar”, sua marca, sua identidade, seus produtos, a muitos lugares para que ela possa florescer.

Talvez a realidade empresarial não seja tão “fofa” quanto a nossa abelhinha, mas o fato é que no mundo dos negócios, para crescer e se destacar é preciso estabelecer parcerias que funcionem em sintonia, onde a empresa, gestor, funcionários, fornecedores, colaboradores e prestadores de serviços estejam perfeitamente alinhados em um único propósito, como verdadeiros “parceiros de negócios”.

Portanto, o parceiro de negócios é alguém com quem você estabelece uma relação de confiança mútua, esse profissional desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da empresa.

Brooklyn Nine-Nine.via GIPHY

Bons parceiros de negócios, que cumprem prazos, entregam produtos ou serviços de qualidade, que agregue valor a sua marca, que seja constante, que ofereça bons preços, que aceite negociar prazos, fazer ajustes e adaptações necessárias e dar atendimento personalizado a sua empresa, não é fácil de encontrar.

Então aqui vão algumas dicas valiosas na hora de escolher um fornecedor ou prestador de serviços para seu negócio Mas, antes vamos entender a diferença entre fornecedor e prestador de serviços

O que é considerado fornecedor?

Fornecedor é aquele que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

O que é considerado prestador de serviços?

O prestador de serviços é o profissional ou a empresa que realiza atividades mediante contrato e é remunerado por serviço realizado e entregue, sem qualquer outra obrigação ou vínculo trabalhista.

Procure por qualidade e não por preço ✅

Sabemos que preço também é importante, afinal de contas a empresa deve ter uma verba limitada para cada ação, e economizar é importante, uma vez que toda empresa visa lucro, mas no caso de parceiros de negócios, não se trata de despesa e sim de investimento.

Dependendo da demanda do serviço ou produto, economizar pode te levar a ruína, simples assim!

Brooklyn Nine-Nine.via GIPHY

Imagine que você tem uma loja de roupas e contrata os serviços de uma confecção para produzir peças exclusivas com sua marca, então você escolhe o fornecedor mais barato, lembre-se que o fornecedor também precisa ater lucro, então ele também vai economizar em matéria prima, em insumos, no salário das costureiras, no modelista e etc. o resultado será roupas mal cortadas, mal costuradas, tecido de baixa qualidade, dentre outros problemas, que vão refletir na imagem do fornecedor? Não! Vão refletir negativamente na sua marca. Você vai perder clientes e consequentemente perder dinheiro, o que parecia ser uma economia para empresa, na verdade se tornou um grande prejuízo.

Então, quando for contratar um prestador de serviços ou fornecedor, procure por alguém que te entregue qualidade, isso pode fazer com que suas margens sejam menores, mas você terá clientes satisfeitos que divulgarão sua marca de forma orgânica e atrairão mais clientes para sua empresa e é assim que você se mante no mercado e ganha dinheiro.

Bounce.via GIPHY

Pesquise 💻

Quando você vai contratar um encanador para sua casa, você faz 3 orçamentos no mínimo, porque você não vai colocar qualquer pessoa em sua casa e sabe que provavelmente não será barato e uma torneira mal instalada pode vazar, alagar sua casa e ser uma grande dor de cabeça, então já que vai fazer, melhor fazer direito, certo?

Brooklyn Nine-Nine.via GIPHY

Então porque na hora de contratar um prestador de serviços para sua empresa você quer pegar logo o que aparece primeiro no Google em pesquisar outros? Faça orçamentos, pesquise, procure por empresas diferentes, compare os serviços, analise os valores e tome a melhor decisão, este é o momento certo de entender se este fornecedor é o ideal para atender suas necessidades, integral ou parcialmente, analise se é mais viável contratar vários fornecedores cada um em sua especialidade ou concentrar todo processo em um único fornecedor, além disso, faça uma lista de possíveis fornecedores, mesmo aqueles que num primeiro momento não se adequam ao seu modelo de negócio podem vir a ser úteis no futuro.

Conhecer diferentes fornecedores é importante para ter uma noção de como eles trabalham quais vantagens e desvantagens de cada um deles e ter uma boa ideia de preço médio de acordo com o serviço prestado.

Faça um contrato e dê espaço ao fornecedor 📝

Acompanhar a execução do serviço contratado para ter certeza de que o que esta sendo entregue está em conformidade com o que foi combinado é natural e faz parte da rotina de todo gestor, o que não é viável é querer “fazer o trabalho” do fornecedor, o prestador de serviço deve ser alguém confiável, vamos imaginar que você é uma empresa administradora de condomínios e contratou uma empresa de dedetização para eliminar pragas de um edifício, mas na hora de iniciar o trabalho você simplesmente “não dá espaço para o fornecedor, enchendo-o com perguntas, e impondo regras absurdas, ou pior, mudando as regras na última hora, aí não dá! Deixe o fornecedor trabalhar, foi exatamente para isso que você o contratou. Certifique-se de que o prestador de serviços ou fornecedor trabalha dentro da lei.

Uma boa ideia é avaliar a documentação da empresa antes de fechar o negócio, se está com CNPJ ativo, há quanto tempo a empresa está no mercado, qual a reputação da empresa, quem são seus clientes, tudo isso gera credibilidade e maior tranquilidade na hora de fechar negócio. Antes de assinar contrato, tire suas dúvidas

Brooklyn Nine-Nine.via GIPHY

Além das perguntas básicas sobre o serviço em si, saiba qual a política da empresa para o caso de haver algum tipo de problema durante prestação do serviço, seja um problema técnico ou falha humana, como a empresa lida com essas questões? Problemas acontecem, e o melhor momento para saber se o prestador de serviços é realmente “parceiro” é durante uma crise, ou problema.

Ou seja, “além do produto/serviço contratado” você está adquirindo uma “parceria” estratégica para sua empresa, aqui vamos usar como exemplo o segmento de tecnologias, onde é preciso avaliar se a empresa contratada vai além do momento da venda, se oferece suporte técnico:

  • Em quais horários?
  • Sob quais condições?
  • Existe uma equipe de suporte pós-venda preparada à minha disposição para atender eventuais problemas?
  • Qual o tempo de resposta médio do suporte técnico?
  • O prestador de serviço está realmente comprometido e se preocupa em acompanhar o projeto que foi entregue?

Pesquise nas redes sociais conheça a opinião dos outros clientes atendidos por este prestador de serviços, geralmente são opiniões imparciais, então utilize essas informações para comparar os pontos positivos e negativos antes de tomar uma decisão.

Brooklyn Nine-Nine.via GIPHY

Por fim, na hora de escolher seus parceiros de negócios lembre-se: expertise é tudo!

Expertise é sinônimo de experiência prática, conhecimento técnico profundo sobre determinado tema, isso é imprescindível sobretudo em um segmento tão técnico como é o nosso, o de desenvolvimento de softwares de gestão empresarial, assim, nossa experiência pode e deve ser vista como um diferencial estratégico que facilitará os processos da sua empresa facilitando a gestão e permitindo que todos os envolvidos na empresa trabalhem em perfeita simbiose, como nossa abelhinha.

Postagens relacionadas